Bhante Vimalaramsi - Introdução a meditação Budista

Neste vídeo, Bhante Vimalaramsi fala sobre jhanas e meditação.



Bhante Vimalaramsi fala a respeito da prática de meditação, tanto com a respiração como com metta como ‘objetos de meditação’. Ademais aconselha com respeito a o que realmente devemos fazer com as distrações que surgem ao meditar. Ensina o trato de aceitação e não o repressivo com respeito aos obstáculos e distrações que surgem. Assinala a importância do sorrir na vida diária e na prática de meditação sentada. Como é que o sorriso é uma ferramenta vital do meditador. E por último descreve de maneira simples e breve, os espantosos e diferentes níveis de entendimento da experiência aos quais um meditador acede sucessivamente, chamados ‘jhanas’.

Transcrição:


Introdução à Prática de Meditação


Olá... Meu nome é Bhante Vimalaramsi. Tenho praticado e ensinado meditação pelos últimos 35 anos. Por vinte anos pratiquei meditação Vipassana, o estilo Birmanês de Vipassana. Fui o assistente de U Silananda por dois anos... e tenho praticado meditação de Amor-amabilidade pelos últimos 15 ou 20 anos. Interessei-me muito em como o Buda ensinava, de modo que consultei os Suttas e vi que as instruções na meditação de Atenção à Respiração eram muito interessantes! Diz no Sutta da Atenção à Respiração que você entende quando inala longo e exala longo, e entende quando inala curto e exala curto... e a palavra-chave aqui é: ENTENDE.

Não diz, focar na respiração... não diz, pôr a atenção em nenhuma parte do corpo, simplesmente diz que você entende que está respirando e COMO está respirando! Logo, as instruções para a Atenção à respiração começam realmente. Diz: "Na inalação (você) experimenta o corpo inteiro, na exalação experimenta o corpo inteiro" Isto não é o "corpo de respiração", é o corpo físico inteiro... A parte seguinte da meditação diz: "na inalação tranquilize a formação corporal. na exalação tranquilize a formação corporal" Agora, que significa isto? ... significa que na inalação você RELAXA qualquer tensão e contração em seu corpo ... e em sua mente. na exalação tranquilize qualquer tensão ou contração em seu corpo, em sua mente. O passo de tranquilizar é MUITO importante. E ... há sutis tensões e contrações que surgem em sua mente e em sua CABEÇA Há uma membrana que envolve seu cérebro, e quando um pensamento ou uma distração surge, se contrai um pouco... e provoca essa tensão e contração que normalmente você não vê a não ser que a busque. É um passo MUITO IMPORTANTE a incluir em sua meditação, Porque a ÂNSIA sempre surge como tensão e contração em sua mente e em seu corpo. Aprender a reconhecer essa ânsia e RELAXAR, leva ao cessar da ânsia... A qual é a Terceira Nobre Verdade Então, a meditação de Atenção à Respiração é um aspecto muito importante do Ensino e muitas pessoas preferem a atenção à respiração a outros tipos de meditação Eu pessoalmente, lendo e estudando bastante os suttas, me dei conta que o Buda ensinou outra meditação inclusive mais do que ensinou a atenção à respiração... e é a meditação de amor-amabilidade e os Brahma Viharas.

Os Brahma Viharas são: Amor-amabilidade, Compaixão, Alegria e Equanimidade. Quando comecei a praticar a meditação de Amor-amabilidade por ... Quando comecei a praticar a meditação de Amor-amabilidade de maneira intensiva, comecei a buscar nos suttas as vantagens de praticar este tipo de meditação, e há MUITAS! Uma das vantagens que assinalou o Buda a respeito da meditação de Amor-amabilidade é que quando você pratica Amor-amabilidade, seu progresso na meditação é mais rápido com o Amor-amabilidade que com qualquer outro tipo de meditação A meditação de amor-amabilidade é uma meditação de sensação e tende a mostrar ao meditador como sua mente se torna rígida, e como sua mente se torna julgadora ou crítica. E como esta é uma forma de sofrimento. Então, quando se pratica meditação de Amor-amabilidade, realmente faz a diferença qual tipo de meditação se pratica. Agora, do sutta da atenção à respiração, o passo de relaxar na inalação e relaxar na exalação é também... a parte de relaxar também se realiza na meditação de Amor-amabilidade Toda vez que sua mente começa a se mover, ou a atenção da mente se move de uma coisa à outra, há tensão e contração que surge tanto em sua mente como em seu corpo... Então todos estes diferentes movimentos, todas estas perturbações que surgem, provocam o surgimento de tensão e contração em sua mente e seu corpo. E isso precisa ser relaxado... Por exemplo, você permanece com o Amor-amabilidade e está praticando meditação de Amor-amabilidade... A maneira que ensino isto é: primeiro você começa enviando pensamentos amáveis a si mesmo recorde-se um momento em que estava feliz, e quando essa sensação feliz surge é uma sensação agradável, radiante e cálida no centro de seu peito. Tão logo surja essa sensação, estabeleça um desejo por sua própria felicidade: 'Que eu seja feliz'...'Que minha mente esteja em paz e calma' ... 'Que minha mente esteja cheia de alegria' ... 'Que minha mente esteja clara e alerta'... Agora, o truque nesta meditação é que você precisa SENTIR ESSE DESEJO! Você sabe como é estar feliz; sabe como é se sentir e estar em paz e calma, quando essa sensação surge, então tome essa sensação e a põe em seu coração e rodeie a si mesmo com essa sensação ... se é paz e calma, você sabe como se sente estar em paz e calmo. Relaxe, e permita que essa sensação esteja aí, e irradie essa sensação para si mesmo. Não é necessário repetir o desejo uma e outra e outra vez... 'Que seja feliz, Que seja feliz, Que seja feliz, Que seja feliz, Que seja feliz ...' você simplesmente quer estabelecer o desejo uma vez, sente esse desejo, põe essa sensação em seu coração e irradia essa sensação. Quando quer que surja uma distração em sua mente, em outras palavras um pensamento vagabundeando, ou uma sensação surge em seu corpo, o que seja... a atenção da mente irá a essa sensação ou a esse pensamento... Permita a esse pensamento ou sensação estar aí. Note que há uma tensão e contração em sua mente e em seu corpo, e RELAXE... depois suavemente dirija sua atenção de volta à sensação de ser feliz e ao desejo por sua felicidade.

Não importa quantas vezes sua mente se distraia... se você se senta por meia hora ou 45 minutos, e sua mente se distrai 50 vezes, então você nota que sua mente se distraiu, deixa-a ser, relaxa e redirige sua atenção de volta ao seu objeto de meditação, isso é, a sensação de estar feliz e irradiar essa sensação, Essa é uma boa meditação! Se você se envolve com os pensamentos e nota que está pensando, e depois continua pensando em vez de deixar ir e relaxar e voltar, então isso não é uma boa meditação em absoluto. Na realidade, você não está meditando nesse momento... está pensando... Não importa qual é o conteúdo do pensamento. Permita ao pensamento ser, sem manter sua atenção nele. Não é necessário empurrar o pensamento, ou forçá-lo a sair de sua mente. Simplesmente, deixe-o ser; mas não lhe preste mais atenção. Se desvanecerá por si só ... A CHAVE É O RELAXAR depois que você o deixou ser. Relaxe a tensão e rigidez, e depois suavemente redirija sua atenção de volta à sensação de estar feliz, estabelecendo um desejo por sua própria felicidade, Quando você realiza a meditação sentado, quer sentar-se com a coluna razoavelmente direita, não rígida, mas agradavelmente direita... Por favor, não mova seu corpo enquanto está sentado, não mova os dedos dos pés, ou das mãos, não se coce, não mude a postura... não se mexa para frente e para trás... Pode se mover tanto como se move uma imagem do Buda! isto é, para nada... Enquanto está sentado fazendo isto, notará que há algumas sensações que podem surgir em seu corpo vontade de tossir, vontade de pigarrear, coceira, calor, vibração, algumas vezes, inclusive dor. tão cedo como perceba que sua mente se voltou para essa sensação, notará também que há muitos pensamentos a respeito dessa sensação. Quanto mais pensamentos há a respeito dessa sensação, maior e mais intensa se faz essa sensação. De modo que o primeiro que você quer fazer é deixar a essa sensação estar aí por si só sem pensar nela... Deixe os pensamentos ir... Relaxe! Agora você começará a ver que há um apertado punho mental agarrado ao redor dessa sensação, esse punho mental é: "Não me agrada." "Quero que seja diferente de como é" Por exemplo, você tem uma 'cosquinha' na garganta e sente que quer tossir, Permita à sensação estar aí... e notará que ao redor de sua garganta, todos esses músculos estão contraídos porque você está tentando deter a tosse. Relaxe os músculos em seu pescoço, ao redor dessa sensação... Se seu corpo precisa tossir, deixe-o tossir, em realidade não importa, O que importa é o que você faz com sua mente. Deixe ir a tensão e rigidez provocadas pelo movimento da atenção da mente para essa sensação... Sinta a contração em sua cabeça ... relaxe ... Agora redirija sua atenção de volta para a sensação de estar feliz e ao desejo por sua própria felicidade. A natureza deste tipo de sensações é que não se irão de imediato, de modo que sua mente irá voltar a ela... COMO OCORREU ISSO? COMO a atenção da mente, estando muito agradável e estável em seu objeto de meditação, moveu-se para essa sensação ? Você notará primeiro que os pensamentos ainda estão lá, de modo que deixa ir os pensamentos e relaxa, permite à sensação estar aí, e RELAXA ... Agora, a verdade é: quando uma sensação surge, está aí ... Quando quer que você lute contra a verdade; quando quer que controle a verdade... quando quer que faça que a verdade seja como quer que ela seja, Essa é a causa do sofrimento.

Temos que aprender a permitir que a verdade seja, sem nos envolvermos em pensar nela. A verdade é quando uma sensação surge, está aí. E como essa é a verdade, devemos deixar que a verdade esteja aí sem tentar controlá-la ou fazê-la diferente do que é. À medida que deixamos que a sensação exista sem controle algum, muito da emergência e do querer mover-se começa a desaparecer... À medida que você permite à sensação existir sem tentar controlá-la, essa sensação começará a desvanecer-se, após um momento ... mas você estará saltando para trás e para frente entre seu objeto de meditação e essa sensação, tal como uma bola de ping-pong, passando de um para o outro lado da rede. À medida que se familiariza com como se move sua mente, começa a ver pequenas mudanças que ocorrem antes que sua mente se ocupe em se focar nos pensamentos e na sensação mesma. Quando nota isso, você começa a relaxar tão logo vê esses pequeníssimos movimentos; dessa maneira, será capaz de ver isto mais como um processo impessoal a ser reconhecido (ou notado) que a tomar como algo pessoal e controlar. Somos compostos de cinco "agregados", temos corpo, sensações, percepções, pensamentos e consciência; quando uma sensação surge, nossa tendência é a de pensar nessa sensação; a cada vez que tentamos controlar uma sensação com nossos pensamentos, essa é a causa do sofrimento, porque nossas sensações simplesmente continuam se fazendo maiores e mais intensas. Posso dizer-lhes exatamente como surge a depressão, e como deixar ir a depressão ... primeiro, você nota que a atenção da mente se foi para uma sensação desagradável, depois notará que você tem muitos pensamentos a respeito dessa sensação e de quanto não quer que essa sensação esteja aí, quanto quer que se vá, porque dói ... e entra em uma tendência habitual de: "a cada vez que este tipo de sensação surge, sempre reajo desta maneira," e isso faz à sensação maior e mais intensa, e depois você começa a se esconder em sua casa porque não quer estar com outras pessoas ... De modo que o primeiro a fazer é notar que há uma sensação que é dolorosa, e está bem que essa sensação exista; deve estar bem, porque essa é a verdade, esse é o Dhamma ... À medida que começa a ver os pensamentos que estão agarrados ao redor dessa sensação e começa a deixar ir o pensamento e a relaxar... depois de ir a essa sensação e permitir-lhe estar aí, sem tentar controlá-la, essa sensação começará a tornar-se cada vez menor, até que, finalmente, se desvanecerá. É assim que se deixa ir a depressão, ou a ansiedade, ou o estresse, ou a raiva, ou a insatisfação, ou a tristeza, ou a mágoa, ou a dor... o que quer que esteja na ordem do dia, você precisa tratá-los todos da mesma maneira. Agora, à medida que você deixa que a sensação se manifeste, sem pensamentos para controlá-la, a sensação começará a mudar, e começará a desfazer-se após um momento. Quando este tipo de sensações e pensamentos surgem, se convertem em algum tipo de obstáculo; Os obstáculos são: Avidez ou Cobiça, ou a mente na qual surge: "quero"; Ódio ou Aversão, ou a mente na qual surge: "Não quero"; Sonolência ou Letargia; Inquietude ou Ansiedade; e Dúvida; Estes cinco obstáculos ... são obstáculos" porque quando surgem em nossa mente, afastam-na completamente do objeto de meditação, que é a sensação de Amor-amabilidade (Metta) e estabelece um desejo por sua própria felicidade. Os obstáculos são nosso MELHOR AMIGO. Os obstáculos são onde nossos apegos estão armazenados, e de onde a identificação: "Eu sou esta sensação", "Eu sou este pensamento", vem. Enquanto você permite ser ao obstáculo, deixa que os pensamentos a respeito do obstáculo sejam, não se envolve com o pensar nisso, ou seu conteúdo, e começa a deixar que a sensação exista, sem controlá-la, eventualmente, essa sensação começará a desaparecer... e quando desaparece você tem tal sensação de ALÍVIO que surge ALEGRIA ... e o tipo de alegria que surge é uma sensação muito feliz, que é de muita leveza em sua mente, e de leveza em seu corpo. Chama-se "alegria que eleva." Então, após a alegria estar aí por um tempo, você se sentirá mais confortável em seu corpo e em sua mente ... mais confortável do que nunca se sentiu em sua vida. sua mente se porá muito em paz e tranquila.

Agora, enquanto pratica sua meditação de Amor-amabilidade para si mesmo, após uns dez minutos, então você começa a enviar pensamentos de Amor-amabilidade para um amigo espiritual. Um amigo espiritual é alguém do mesmo sexo, e está vivo(a)... O amigo espiritual é alguém pelo qual você tem grande respeito, que realmente o agrada, e que sinceramente quer bem. Então, está enviando pensamentos de Amor-amabilidade a si mesmo, "Que seja feliz", "Que minha mente esteja em paz e calma", "Assim como SINTO esta paz e calma, desejo isto para você", "Que esteja em paz e calma" Quando você está praticando seu Amor-amabilidade para seu amigo espiritual, quer também vê-lo com o olho de sua mente, e depois pegar seu amigo espiritual e colocá-lo bem no meio do seu coração, e envolvê-lo com a sensação de seu desejo, e depois irradiar-lhe essa sensação. Enquanto está fazendo isto, você quer ver seu amigo espiritual sorrindo e feliz. A meditação de Amor-amabilidade (Metta) é uma meditação SORRIDENTE... você quer sorrir em sua mente, quer um sorriso em seus olhos, mesmo que estejam fechados, quer um sorriso em seus lábios, apenas um pequeno sorriso, e um sorriso em seu coração. Houve um estudo em uma universidade sobre a comissura dos lábios, e descobriram que se as comissuras da boca baixam, seu estado mental baixa, e quando as comissuras da boca sobem, seu estado mental sobe... Então é importante fazer desta uma meditação sorridente e sorrir o mais que se possa. Quando você começa a visualizar seu amigo, para algumas pessoas o ver... em sua mente como se tivesse uma foto aí, é muito fácil; outros, têm problemas em visualizar desta maneira. Você pode visualizar tanto com imagens como com palavras em sua mente. Mas sempre veja seu amigo espiritual sorrindo e feliz, quanto mais você possa vê-lo sorrindo, mais se recorda de estar sorrindo e feliz também... Agora, o que recomendo é que comece sua prática se sentando não menos de 30 minutos. Quando sua sessão é boa e você tem o tempo, então, por favor, estenda o tempo o quanto achar que esteja bem. Se você tiver vontade de se sentar por 45 minutos, ou uma hora, ou ainda mais, então continue com sua meditação tanto quanto a meditação estiver boa. Agora, aqui é onde a meditação que ensino é um pouco diferente de muitos outros métodos. Continue com sua meditação quando se levantar e começar a se mover e a fazer suas atividades diárias.

Sorria tanto quanto puder durante todas as suas atividades diárias, e deseje bem aos demais. Quanto mais você possa sorrir quando caminha de um lugar a outro mais para cima se põe sua mente. Quando sua mente se põe para cima, então surge alegria bem mais fácil em sua mente. É muito necessário que surja alegria, porque quando há alegria em sua mente, você sente que está muito alerta. Vê as coisas... Quando a mente se torna pesada, é fácil notar. Quando há alegria em sua mente, sua mente está para cima, muito alerta, e a velocidade de sua atenção (mindfulness) é muito rápida. É fácil notar quando um estado mental pesado surge, é fácil deixar ir esse pesado estado mental. Quando você nota que foi apanhado por um estado mental pesado, bem-vindo ao mundo real: isto acontece a todos nós. Não importa... mas quando você nota que um pesado estado mental o apanhou a forma mais rápida de deixar ir esse estado mental é rir-se de como sua mente está apegada a ele. Rir muda sua perspectiva de "Eu sou isso" para "É apenas isso". Por exemplo: você tem raiva porque alguém disse algo que o irritou, e você se afasta e começa a pensar: "essa pessoa não me agrada" e "estou com raiva dela" e "não lhe desejo muita felicidade" ... digamos... se você pode rir de como sua mente se apegou a isso, de repente o "Estou com raiva" se converte em "Oh, é só esta raiva; não há razão para me irritar por isto", e é muito fácil deixá-la ir. A finalidade da "atenção" (mindfulness) é RECORDAR, observar COMO a atenção da mente se move de uma coisa para outra. RECORDAR como observar os movimentos da atenção da mente. À medida em que você é capaz de fazer isto, é capaz de deixar ir o sofrimento que você mesmo se causa. Não há nada no mundo que provoque seu sofrimento; você não pode culpar ninguém por seu sofrimento, seu sofrimento é seu porque a realidade da situação não combina com o que você quer que ocorra.

Enquanto for capaz de rir e se divertir com sua meditação, sua mente começará naturalmente a se tornar enlevada. E isto leva a felicidade à sua mente e ao seu corpo... O tempo todo. A finalidade de praticar meditação de Amor-amabilidade é ensinar a sua mente a permanecer enlevada e feliz, o tempo todo. Esta é uma parte muito importante da prática. A meditação de Amor-amabilidade levará você ao que se chama: "Jhanas". Um Jhana é um NÍVEL DE ENTENDIMENTO.

Muitas pessoas definem os Jhanas como diferentes tipos de concentração, e NÃO É ISSO. "Jhana" é uma palavra em Pali que significa nível ou estado de entendimento. Quando você começa a praticar sua meditação de Amor-amabilidade, e deixa ir um obstáculo, Assim que você abandonar esse obstáculo, começará a sentir alívio e depois alegria, depois que a alegria arrefece, você começará a se sentir muito confortável em sua mente e seu corpo, e terá uma mente muito tranquila e em paz, e permanecerá no objeto de meditação muito facilmente. Acabo de descrever o que ocorre no primeiro Jhana. Ainda pode surgir um pensamento que o distraia enquanto está neste Jhana, mas o notará rapidamente, o dispensará facilmente, relaxará e voltará ao seu objeto de meditação, facilmente.

Há diferentes etapas de Jhanas pelas quais você pode passar, quando praticar este tipo de... "insight e tranquilidade" Amor-amabilidade leva você ao Quarto Jhana. O Quarto Jhana é onde há muito Equanimidade muito forte, ou equilíbrio mental. À medida que você vai mais fundo em sua prática, e continua com o Amor-amabilidade, então começará a ver diferentes etapas do que se chama "Brahma Viharas". Os Brahma Viharas são: Amor-amabilidade, a próxima etapa é Compaixão... enquanto você vai mais fundo no Quarto Jhana com o Amor-amabilidade, então experimentará que a sensação de Amor-amabilidade muda. E, experimentará também uma sensação de expansão em sua mente... e ela se expande, e simplesmente não há ponto central, só há sensação de compaixão e a sensação de expansão, abrindo-se, e abrindo-se, e abrindo-se, e abrindo-se ... e isto se chama "O reino do Espaço Infinito". Quando sua meditação vai mais fundo, chegará a um lugar onde a sensação de compaixão muda novamente para sensação de Alegria. (Alegria Altruísta) Começará a notar consciências (surgimentos) individuais surgindo e passando, surgindo e passando ... ocorre muito rápido, e muito facilmente. Então, o que começamos a experimentar agora chama-se: "Consciência Infinita" Quando vamos mais fundo começamos a ver que há espaços entre as consciências (surgimentos) e eventualmente a sensação de Alegria se transforma em sensação de Equanimidade... Quando essa sensação de Equanimidade surge, você começa a notar que a mente já não está olhando para fora de si mesma; a mente está começando a ver "o Reino do Nada" Este é o nível mais alto a que os Brahma Viharas te levam ... e isto leva diretamente ao que o Buda chamou e demonstrou ser Nibbana. De modo que, a prática de Amor-amabilidade eventualmente leva à libertação total Aqui e Agora e pode ocorrer nesta vida mesma...

Um Filme de David C. Johnson

O Professor: Bhante Vimalaramsi

Para aprender mais: www.dhammasukha.org